MUITO +Mais
Marinha do Brasil alerta para ventos fortes e mar grosso no RN
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, fala sobre a possibilidade de ocorrer as seguintes previsões meteorológicas:
1) AVISO DE VENTO FORTE na área oceânica entre Lauro de Freitas (BA) e Touros (RN), a partir das 21h do dia 07 de julho, com ventos de Sudeste a Leste com até 61 km/h e rajadas, válido até as 21h do dia 09 de julho do corrente ano.
2) MAR GROSSO na área oceânica entre Lauro de Freitas (BA) e Touros (RN), a partir das 21h do dia 07 de julho, com ondas de Sudeste a Leste de 3,0 a 3,5 metros de altura, válido até as 21h do dia 09 de julho do corrente ano.
As previsões meteorológicas descritas nesta Nota, poderá ocorrer no período das 21h do dia 07 de julho até as 21h do dia 09 de julho e referem-se aos Avisos de Mau Tempo, divulgados pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), de nº 579 e 580 deste ano.
DF registra caso de raiva humana 44 anos após erradicação da doença
Foto: Breno Esaki
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgação a confirmação de um caso de raiva humana na capital brasileira, nesta terça-feira (5). A confirmação da infecção ocorre 44 anos após a erradicação da doença, em 1978.
Por conta do registro, a campanha de vacinação antirrábica será antecipada, com início previsto para esta quarta-feira (6). A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos (antropozoonose) pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva.
O distúrbio é caracterizado por sintomas neurológicos e, de acordo com a pasta, “é uma doença quase sempre fatal (praticamente 100% dos casos evoluem para óbito), para a qual a melhor medida de prevenção é a vacinação pré ou pós-exposição”.
O vírus é transmitido pela saliva dos animais. A SES-DF afirma que “o último caso diagnosticado de raiva em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001”.
Correio
Seis municípios do Estado decretam estado de calamidade após chuvas

Foto: Reprodução/Prefeitura de Touro
As chuvas que caíram nos últimas dias no Rio Grande do Norte continuam trazendo prejuízos à população, especialmente das áreas urbanas dos municípios. Seis cidades do Estado já decretaram situação de calamidade pública em decorrência das chuvas: Natal, Parnamirim, Ceará Mirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Touros. Segundo a Defesa Civil do Estado, 2.908 pessoas foram afetadas pelas chuvas nestas cidades, cerca de mil famílias.
De acordo com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Marcos Carvalho, os números não estão consolidados, mas dão uma dimensão da gravidade. “Esse número pode variar porque os levantamentos estão sendo realizados, as equipes estão em campo nos municípios, e à medida que eles vão concluindo os seus relatórios, é que nos informam”, diz o coordenador.
Os afetados pelas chuvas incluem desabrigados, desalojados e pessoas que de alguma forma tiveram suas rotinas alteradas em função do problema. A situação mais preocupante, segundo Carvalho, foi em Touros, única cidade que não faz parte da Região Metropolitana de Natal a decretar calamidade.
Homem morre em decorrência das chuvas na Grande Natal
A Defesa Civil Estadual confirmou uma morte em decorrência dos efeitos das chuvas que atingiram o Rio Grande do Norte neste início de julho. O caso foi registrado em um distrito de São José de Mipibu no último domingo (3)
A vítima morreu após ser atingida por um muro que não resistiu aos efeitos da chuva. A informação foi confirmada pelo coordenador da entidade, Coronel Marcos Carvalho De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN), o óbito corresponde a um homem, identificado como Ronaldo Rodrigues de Araújo, de 59 anos.
O Rio Grande do Norte, segundo dados mais atualizados, possui mais de 1000 pessoas desalojadas e cerca de 200 desabrigados — número considerado alto pela Defesa Civil.
O muro que desmoronou por cima da vítima tinha sido furado, numa tentativa de drenar uma grande quantidade de água que estava sendo represada.
Devido à pressão da água e as próprias fissuras, consequências dos buracos feitos na estrutura, o muro caiu sobre o homem, que morreu no local antes do socorro chegar. A entidade lamentou o ocorrido, e reforçou que está acompanhando os trabalhos feitos pelas Defesas Civis regionais, principalmente nos seis municípios que decretaram situação de calamidade.
G1 RN
5G começa a funcionar no Brasil com estreia no DF; velocidade de conexão deve aumentar cem vezes

Foto: Kevin David/A7 Press/Estadão Conteúdo
As empresas de telefonia já podem ativar a internet 5G no Distrito Federal. A autorização definitiva da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a valer nesta quarta-feira (6).
Brasília serve como piloto para os processos de liberação das demais capitais por já contar com as condições operacionais necessárias, segundo a Anatel. A cidade é a primeira do Brasil a liberar o sinal de 5G.
A tecnologia 5G standalone permite o tráfego de dados cem vezes mais rápido que o padrão 4G por utilizar um espectro de rádio mais abrangente, o que permite que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais. Além disso, a tecnologia favorece a uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real.
O 5G deve impulsionar vários setores, além do de telecomunicações. “Essa tecnologia facilita a distribuição das redes inteligentes — responsáveis monitorar o tempo todo o sistema de geração, fornecimento e distribuição de energia elétrica no Brasil, desde indústrias até pequenos consumidores. É possível, com medidores inteligentes, monitorar os horários, o dimensionamento da rede, se houve queda, quando houve queda”, explica Octavio Brasil, gerente da empresa CAS Tecnologia, que atua na área de energia.
Demais capitais
No início de junho, a Anatel adiou o prazo para a implantação do 5G nas capitais estaduais. A ativação das estações seria realizada em 31 de julho, mas acabou sendo adiada por 60 dias. Com isso, a tecnologia deve estar disponível para a população desses locais em 29 de setembro.
Nas outas cidades que não são capitais de estados, o cronograma previsto será mantido, com implementação gradual até 2029.
R7
Padre de Caicó aparece em vídeo na internet fumando e cantando música que fala em cabaré
Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quarta-feira (6) mostra o padre Gleiber Dantas, vigário da Catedral de Sant’Ana de Caicó, em uma situação para lá de inusitada. Nas imagens, enviadas por leitores ao PORTAL DA 98 FM, o padre aparece fumando, bebendo em um copo que parece ter bebida alcoólica e cantando a música “Boate Azul”.
Em um dos trechos do vídeo, padre Gleiber adapta a música e faz referência ao cabaré Sol e Lua, tradicional casa noturna de Caicó.
O PORTAL DA 98 FM procurou a Diocese de Caicó para comentar o fato. À reportagem, o administrador da diocese, diácono Aerinylson da Nóbrega, afirmou que tomou conhecimento do fato, mas que, como o bispo Dom Antonio Carlos Cruz Santos está licenciado, ainda não há pronunciamento oficial da diocese. A reportagem ainda não conseguiu localizar o padre.
Na semana passada, o padre informou em um post que havia perdido arquivos de mídia do celular. “Perdi, completamente, tudo. Há bastante tempo, havia selecionado a opção ‘Backup automático diariamente’; mesmo assim, não consegui recuperar absolutamente nada”, escreveu Gleiber.
Homem é preso em flagrante após agredir a esposa em Natal
Um homem foi preso após a agredir a esposa. O caso de violência doméstica aconteceu nessa terça-feira (05), no bairro Lagoa Azul, na zona Norte de Natal. O agressor foi levado à Delegacia de Polícia Civil para a adoção dos procedimentos necessários.
De acordo com a Polícia Militar, os policiais militares estavam em patrulhamento na rua Giovane José dos Santos, no loteamento Cidade Praia, quando prenderam o homem em flagrante por causa das agressões contra a companheira.
Marcha para Jesus acontece dia 23 de julho em Natal
Foto: Divulgação
A MARCHA PARA JESUS comemora 30 anos em todo Brasil, e aqui em Natal faremos a 20° Edição no dia 23 de JULHO.
Recheados de várias atrações locais e nacionais que abrilhantará essa festa, tais como: Sara Beatriz, Ton Carfi, Leandro Borges, Renascer Praise e a presença do Apóstolo Estevam Hernandes, presidente internacional da Marcha Para Jesus e líder da Igreja Renascer, criadora da Marcha em todo o planeta.
A edição desse ano contará com o apoio de mais de 120 igrejas de Natal e região.
E mais uma novidade que deixará nosso evento mais especial que será a MARCHA KIDS ACESSIBILIDADE INCLUSIVA onde a abertura da avenida puxando todos os trios será feita por nossas crianças e portadores de deficiências, cadeirantes.
Uma área toda exclusiva com instrutores e segurança. Contamos com a presença de todos no próximo dia 23 de JULHO. Concentração no Midway Mall a partir das 13h e Show de encerramento as 18h no Anfiteatro da UFRN.
VÍDEO: Lancha pega fogo em lagoa turística do RN
Vídeo: Reprodução
Uma lancha pegou fogo e quase causou uma tragédia, mas causou “apenas” prejuízos financeiros na lagoa de Guaraíras, localizaca em Tibau do Sul e considerada uma das mais exploradas turisticamente no Rio Grande do Norte. As imagens foram registradas em vídeo e publicadas pelo perfil Plantão Policial, no Instagram.
Segundo a pessoa que faz o registro do fogo, os ocupantes da lancha foram retirados em tempo e não há registro de feridos. Um curto circuito teria provocado o prejuízo da “lancha novinha”.
A Lagoa de Guaraíras fica em Tibau do Sul e é costumeiramente visitada pelos turistas. Principalmente, pelos passeios de lancha nas belas paisagens do local.
96 FM
PGR arquiva apuração preliminar contra Bolsonaro e Queiroga por suposta demora na aquisição de vacinas infantis contra a Covid
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A PGR (Procuradoria Geral da República) decidiu arquivar hoje (5) uma apuração preliminar que mirava suposta demora do governo Jair Bolsonaro (PL) na aquisição de vacinas infantis. Em parecer enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), a vice-procuradora-geral Lindôra Araújo aponta falta de provas que justificassem a abertura de um inquérito formal sobre o caso.
O pedido de investigação foi enviado à Corte pela oposição no final do ano passado. Em janeiro, a ministra Rosa Weber enviou o caso à PGR, que disse ter instaurado uma apuração preliminar para avaliar a necessidade de um inquérito. No último dia 22, Rosa cobrou atualizações sobre o trâmite do processo.
No parecer, Lindôra afirma que não viu crime de prevaricação supostamente cometido por Bolsonaro e pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A PGR cita um ofício enviado pelo Ministério da Saúde, que nega demora na aquisição das vacinas.
Segundo Lindôra, se passaram 20 dias entre a aprovação do imunizante infanto-juvenil e a sua inclusão no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, prazo que estaria “em consonância com o tempo médio de aprovação mundial”.
A vice-procuradora-geral disse que não há provas suficientes que justifiquem uma investigação formal sobre suposta prevaricação do presidente ou de Queiroga.
“Todas as razões para o pleito dos peticionantes já foram analisadas na Notícia de Fato, cujos fundamentos para arquivamento ficam aqui reiterados, não havendo suporte mínimo de justa causa para deflagração da persecução penal”, disse.
A ação foi movida em dezembro do ano passado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP), além de Renan Ferreirinha, então secretário da Educação do município do Rio de Janeiro.
Os parlamentares acusaram o governo de cometer prevaricação ao realizar uma consulta pública, no final do ano passado, para decidir pela imunização das crianças. “Em casos de decisões baseadas em conhecimento científico e que demanda posicionamento técnico das autoridades sanitárias não é razoável impor caráter populista às decisões administrativas”, disse trecho da queixa-crime.
UOL
Junho registra aumento de 747% em casos de covid-19 no RN

Foto: Anastácia Vaz
Os casos de covid-19 voltaram a crescer no Rio Grande do Norte. O mês de junho apresentou um aumento de 747% em relação a maio e 367% em comparação com abril. Foram 19,8 mil em junho e 2,3 mil e 4,2 mil em maio e abril, respectivamente. As mortes também aumentaram: de 7,em maio, para 41, em junho, crescimento de 485%.
A mudança no cenário fez com que a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) reativasse 50 leitos de covid-19 no Estado nas últimas semanas, sendo 20 críticos e 30 clínicos, ao passo que até o final da semana outros 25 leitos clínicos serão disponibilizados.
“A maioria dessas pessoas que estão falecendo têm faixa etária mais avançada, idosas, e que ou estão sem nenhuma dose da vacina ou com esquema vacinal incompleto. É o diagnóstico que fazemos. Fazemos todo tipo de movimento para atingir esse público e fazer com que eles se vacinem. Existem várias motivações, mas temos feito movimento de tentar convencer as pessoas de que elas precisam tomar a dose de reforço”, cita Lyane Ramalho, subsecretária de Saúde do RN.
COVID: RN possui 10 leitos críticos e 24 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 14h00 desta quarta-feira (6).
Neste período, havia dez (10) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 10 leitos críticos e outros 24, sendo clínicos.
RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 81,7%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 81,7%, registrada na tarde desta quarta-feira (6). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 92.
Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 79,5% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 81,3% e a região Seridó tem 100%. Até o momento desta publicação são 10 leitos críticos (UTI) disponíveis e 49 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 24 disponíveis e 43 ocupados.
Outro 1 leito de UTI está ocupado por paciente ‘não Covid-19’ e 2 leitos clínicos também estão ocupados por paciente ‘não Covid-19’, com outra síndrome gripal.

RN não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 904
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (6). São 531.762 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 904 novos casos e nenhum óbito.
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.279. Em investigação são 1.332. Recuperados são 511.637. Casos suspeitos somam 2.234 e descartados são 999.415. Estimativa de casos em acompanhamento: 11.846.
Cruzamento da Ayrton Senna com Avenida das Alagoas será liberado em até cinco dias
Foto: Magnus Nascimento
O trecho da Avenida Ayrton Senna, na altura do cruzamento com a Avenida das Alagoas, na zona Sul de Natal, segue interditado por causa de um grande alagamento. A via deverá ser liberada em até cinco dias a depender das condições meteorológicas, de acordo com o secretário Municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes.
O acúmulo de água no local é decorrência do transbordamento da lagoa de captação de Pirangi, ocasionado pelas fortes chuvas que caem em Natal e Região Metropolitana desde o fim de semana. Gomes diz que as equipes da Prefeitura trabalham para liberar a avenida dentro do prazo previsto.
“É um problema do lençol freático. A lagoa ali, toda a bacia da Lagoinha está saturada. Inclusive é a mesma bacia da Rota do Sol, ali é um problema só. Está todo encharcado o solo. Não foi problema de bomba, nada disso. As bombas estão funcionando e funcionando bem. Estamos trabalhando na drenagem”, afirma.
Nota e moeda rara de real valem de R$ 300 a R$ 8.000; veja se tem em casa
Foto: Reprodução
Existem notas de real que valem muito mais do que o número impresso nelas. É o caso de cédulas de R$ 100 que podem ser vendidas por R$ 4.500 ou moedas de R$ 1 que chegam a R$ 8.000. Mas o que confere um valor tão alto a esses itens?
Entre os fatores que influenciam o preço de uma nota estão:
– raridade
– conservação
– possíveis erros de impressão
Nem sempre cédulas antigas têm um valor alto, já que em alguns casos é possível encontrar diversas delas nas mãos de colecionadores.
Raridade
De acordo com o jornalista André Rigue, colecionador de notas e moedas raras, para saber o valor de uma cédula, é preciso observar primeiramente a sua tiragem. “Um modelo com uma tiragem baixa vai, automaticamente, ter um valor elevado na coleção, porque vai ser mais difícil de encontrar”, explica.
“Há uma cédula de R$ 5, por exemplo, que a série começa com CJ, com assinatura do ministro Henrique Meirelles e do presidente do Banco Central Alexandre Tombini. Ela teve uma baixa impressão, em torno de 400 mil unidades, e por isso custa cerca de R$ 300 para o colecionador.”
Outro exemplo é uma nota de R$ 20 que pode ser vendida por até R$ 400. A série começa com as letras CD, e a nota tem assinaturas de Alexandre Tombini e do ex-ministro Joaquim Levy. A tiragem foi de apenas 240 mil cédulas.
Qualidade e conservação
Outro ponto importante para a valorização das moedas é a qualidade de conservação. Segundo o colecionador Lucas Sampaio, existe um termo muito utilizado na numismática para cédulas e notas bem conservadas.
“Quando a nota está bonitinha, do jeito que saiu do banco, a gente a chama de ‘flor de estampa’. Dentro do catálogo de coleção, ela vai receber o valor máximo. Se a nota está suja, rasgada, surrada, ela perde valor considerável”, afirma o analista de T.I.
Tempo
Engana-se quem acha que uma moeda antiga terá, necessariamente, alto valor no mercado. De acordo com André Rigue, notas impressas da metade do século passado até os dias atuais dependem mais do estado de conservação, da tiragem e possíveis erros de impressão para terem um bom valor para o colecionador.
“Existem muitas cédulas comuns de 1 ou 2 cruzeiros, da década de 1950. O tempo não é um fator que influencia, necessariamente. Obviamente que as mais antigas, do período de réis (entre 1500 e 1942) são mais valiosas. Não só pelo tempo, mas porque elas automaticamente tinham uma baixa tiragem”, conta.
Erro de impressão ou cunhagem
Se a raridade é um fator que influencia o valor de uma moeda na numismática, cédulas e moedas com erro de impressão se tornam ainda mais valiosas.
Por exemplo, a nota de R$ 100 que vale até R$ 4.500 foi impressa sem a frase “Deus seja louvado”. São cédulas assinadas pelo então ministro Rubens Ricupero e pelo presidente do Banco Central da época, Pedro Malan, das séries 1199, 1200 e 1201.
A moeda de R$ 1 que está sendo comprada por colecionadores por um valor de até R$ 8.000 é uma moeda bifacial, ou seja, tem a mesma estampa nos dois lados. Além disso, trata-se de uma edição comemorativa dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o que deixa a moeda ainda mais rara.
De acordo com a Sociedade Numismática Brasileira, erros de cunhagem (gravação de estampas) são os mais procurados pelos colecionadores. Alguns deles, são:
Cunho trincado, quando há uma leve trinca na moeda;
Cunho rachado, quando há uma trinca que vai de ponta-a-ponta da moeda;
Cunho quebrado, quando parte da estampa da moeda não aparece;
Cunho entupido, quando a estampa fica fraca;
Múltiplas cunhagens, quando a estampa se repete e fica com um efeito sombreado ou irreconhecível.
Se você encontrou cédulas antigas em casa, os colecionadores indicam que procure algum especialista em numismática para avaliar a coleção.
Outra opção é procurar catálogos oficiais que podem ser encontrados nas livrarias. Entre eles estão o “Catálogo Vieira Cédulas Brasileiras” e “Bentes Livro Oficial das Moedas do Brasil 1500 – 2022”. Você também pode fazer buscas por vídeos na internet de colecionadores que explicam quais os modelos mais raros e como identificá-los.
UOL
Ministério Público do RN cobra esclarecimento sobre água com fezes espalhada na Rota do Sol
Foto: Reprodução
Termina nesta quarta-feira (6) o prazo concedido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para que o Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema) e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informem sobre as diligências corretivas cabíveis na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), situada na Rota do Sol, a fim de impedir a continuidade da poluição sanitária detectada no local. No último domingo (3), após as fortes chuvas caídas em Natal, houve o rompimento do talude e o consequente extravasamento da última lagoa de tratamento da Caern para a Rota do Sol.
Em ofício enviado ao Idema, o órgão ambiental licenciador da ETE, o MPRN requisitou a realização de uma vistoria, em regime emergencial, junto à ETE Ponta Negra. Foi fundamentada a urgência das providências pelo fato de existir esgotos in natura sendo lançados no ambiente e a necessidade premente de se impedir a continuidade da poluição. O Idema pode averiguar, pelos equipamentos de medição que existem no local, o histórico das vazões de esgotos que chegaram na estação, a situação de manutenção dos taludes, entre outros pontos.
A 45ª Promotoria de Justiça requisitou que, após a vistoria, seja enviada ao órgão ministerial a descrição detalhada dos problemas constatados no local e acrescentou que, em razão do poder de polícia administrativa que o Idema possui, além dos procedimentos de praxe, o órgão ambiental deve especificar as medidas corretivas necessárias que foram indicadas para a Caern diligenciar para impedir a continuidade da poluição no local.
Já no ofício enviado à Caern, o MPRN requisitou o detalhamento de todas as medidas emergenciais e corretivas que estão sendo adotadas pela empresa para impedir a continuidade da poluição constatada em razão do rompimento dos taludes.
O MPRN acompanha a situação de todas as Estações de Tratamento de Esgotos – ETEs existentes na cidade de Natal e operadas pela CAERN, para garantir a eficiência do tratamento e disposição adequada no ambiente.
A ETE da Rota do Sol operada pela CAERN recebe esgotos dos bairros de Capim Macio, Ponta Negra e parte de Neópolis. O local de tratamento não é definitivo, tendo em vista que os esgotos do local devem ser lançados para a estação de tratamento de esgotos que está sendo instalada no bairro Guarapes.
ETE Rota do Sol
No ano de 2021, foi constatado que a ETE Ponta Negra/Rota do Sol estava realizando o tratamento do esgoto de forma adequada, contudo foi levantada a preocupação com a área de infiltração dos esgotos tratados, que fica no entorno da estação. No mesmo ano chegou a ocorrer um transbordamento para a Rota do Sol.
Para acompanhar a situação da possível saturação do solo, o MPRN instaurou um inquérito civil e foi juntado aos autos um estudo denominado “Análise do Fluxo Subterrâneo do Aquífero Barreiras na Região da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Bairro Ponta Negra, em Natal”, revelando que área de lançamento dos esgotos tratados estava próxima da saturação e a conclusão da ETE do Guarapes ainda não estava finalizada.
O MPRN cobrou uma solução da CAERN para evitar transbordamento e a empresa comunicou que havia encontrado uma nova área para o lançamento do excedente. Contudo, como a área pertence à União, a companhia informou que estava encontrando dificuldade em realizar o acordo necessário para sua utilização.
Esgotos não tratados
A princípio, em razão das chuvas, a suspeita seria de que o transbordamento ocorrido no dia 03/07/2022 para a Rota do Sol seria de esgotos tratados; todavia, foi apurado que o transbordamento foi de esgotos não tratados, o que afeta negativamente as condições sanitárias do ambiente.
Diferença entre Lula e Bolsonaro no NE cai 16 p.p., diz Pesquisa Genial/Quaest
Foto: Reprodução
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 6, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança da corrida presidencial, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, contra 46% da mostra anterior, divulgada no dia 8 de junho. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição segue no segundo lugar com 31% das intenções de voto, contra 30% da pesquisa anterior.
A diferença entre os dois caiu de 16 para 14 pontos percentuais (p.p.), oscilando dentro da margem de erro. Contudo, a pesquisa indica a recuperação de Bolsonaro no Nordeste, onde a diferença para o adversário petista caiu 16 pontos percentuais.
De acordo com a pesquisa divulgada hoje, no Nordeste, região onde o PT sempre teve larga vantagem em uma corrida presidencial, Lula lidera com 59% contra 22% de Bolsonaro. Contudo, no mês passado a vantagem era maior, com Lula liderando com 68% contra 15% do atual mandatário. Entre as mulheres, em junho, a pesquisa apontou 50% a 22% para o petista. Este mês, a vantagem de Lula caiu para 46% e Bolsonaro cresceu para 27%.
Terra
Paciente denuncia ter sido agredido por médico após reclamar de atendimento em UPA da zona Sul: “Fui estrangulado”
Foto: Reprodução
Uma confusão foi registrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade Satélite, na zona Sul de Natal, nessa terça-feira (05). Um médico e um paciente trocaram socos dentro da unidade. A Guarda Municipal foi acionada para conter o tumulto e levou os envolvidos para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil.
O paciente disse que questionou a demora no atendimento e afirmou que sua vez estava sendo passada para outras pessoas. O homem ficou com marcas de agressões no pescoço.
“Eu fui para ser atendido e estava demorando. Estava passando muita gente na minha frente. Ele disse que ‘se você quer reclamar, vá na diretoria’. Eu fui a mando deles. Quando eu voltei da diretoria, eu vinha com a diretora”, relatou.
Ele ainda deu mais detalhes da situação. “O encarregado falou ‘pode colocar ele na prioridade’ e o médico não gostou. Quando o menino falou que eu seria o próximo, ele veio na minha direção e bateu no meu ombro. Eu disse: ‘faça de novo’. Ele bateu nos meus peitos. Foi na hora que ele me pegou pelo pescoço, me estrangulou de frente e tirou meus pés do chão”, disse.
Testemunhas a favor do médico disseram que o homem estava agressivo e teria agredido o médico primeiro. Ele negou. “Não, senhor. Eu estava com quase 40ºC de frente. Eu mal conseguia ficar em pé”, completou.
O médico envolvido na confusão não quis falar. Mas o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, compareceu à delegacia para saber mais detalhes do caso. “Ele disse que o paciente estava alterado, tumultuando lá dentro, peitou, teve contato corporal com ele, afrontou de novo, bateu nele, empurrou. Então ele teve que conter o paciente”, disse o secretário.
O paciente assinou um Termo Circustanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.
Portal da Tropical
Congresso derruba vetos de Bolsonaro, e leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc entrarão em vigor

Foto: Sérgio Lima
O Congresso Nacional derrubou os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Lei Aldir Blanc e à chamada Lei Paulo Gustavo. Senadores e deputados votaram esses e outros vetos nessa terça-feira (5).
Ambas as propostas têm como base a destinação de recursos para atividades culturais, como manutenção de espaços, prêmios e outras ações para o setor. Elas se diferenciam principalmente pelos trechos dos textos que estabelecem a data dos pagamentos.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura autoriza o repasse de R$ 3 bilhões anuais para estados e municípios durante cinco anos, de 2023 a 2027, para minimizar o impacto econômico na área.
Já a Lei Paulo Gustavo, proposta para enfrentamento das consequências econômicas da pandemia da Covid-19 no setor cultural, direciona R$ 3,86 bilhões do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios até 31 de dezembro de 2022. O texto estabelece ainda que o prazo pode ser prorrogado se houver impedimento devido ao ano eleitoral.
Bolsonaro havia barrado o projeto de lei alegando que o projeto é “inconstitucional e contraria o interesse público”.
De acordo com a Presidência da República, a criação da despesa estaria sujeita ao limite constitucional previsto no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para a qual não teria sido apresentada compensação na forma de redução de despesa, o que dificultaria o cumprimento do limite.
R7
Comentários
Postar um comentário