LUCRÉCIA RN
PARCIAL DAS CHUVAS ENTRE OS DIAS 04 E 05 DE JULHO DE 2022
Em Lucrécia - RN - 09mm - Fonte: Ematern
Em Almino Afonso/RN, durante à tarde e noite de ontem (04/07/2022), choveu 14 mm´
Fonte: Blog Almino Afonso informa
Riacho de Santana - 15 mm
Bandidos rendem funcionário e clientes e explodem cofre de posto de combustíveis na Grande Natal
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/G/D/JEExOSSYWtSepSIObGWg/posto-de-combustivel.jpg)
MARTINS - RN
A 14ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins foi lançado no início deste mês de julho com o tema "Mistura de Paixões". O festival acontece entre os dias 29 e 31.
No evento, a prefeitura do município detalhou o formato do festival neste ano, que contará com celeiro cultural e gastronômico, com o Palco do Forró, playground para crianças, circo, além de cursos que serão disponibilizados.
No lançamento do festival, no entanto, o município confirmou que haverá show de cantor Jorge de Altinho. O Candeeiro Jazz, formado por Jubileu Filho, Zé Hílton e Sérgio Groove também foi confirmado.
A ideia do título de "Mistura de Paixões" é apontar a reunião de três vertentes presentes no festival: comida, diversão e arte.
O lançamento do evento foi realizado no Mirante do Canto e contou com a presença de autoridades, empresários e outras personalidades.
Lançamento do XIV Festival Gastronômico de Martins apresenta uma Mistura de Paixões
“Quem não gosta do Festival de Martins, bom sujeito não é.
É ruim da cabeça ou doente do pé.”
A prefeita Mazé recepcionou Autoridades, Empresários, Imprensa e Personalidades, dentre elas, o Consultor e Crítico Internacional de Vinhos, Gilvan Passos Gilvan Passos que é consultor da Adega de Vinhos @degustarern , presença confirmada no evento.

As agências deverão funcionar por 12 horas diárias, com o horário de abertura fixado entre 6h30 e 10h. No entanto, o horário de atendimento ao público em geral deverá começar entre as 7h e as 8h, funcionando por seis horas diárias ininterruptas. O horário da tarde será dedicado a perícias médicas agendadas e a outros atendimentos internos.
As mudanças constam da Portaria 1.027, publicada na última quarta-feira (29) no Diário Oficial da União. As novas normas oficializam regulamentação feita em agosto de 2021. Para ter acesso às agências o segurado deve apresentar documento oficial com foto. Doentes e pessoas a partir de 60 anos podem apresentar a carteira de identidade, que deve ser aceita pelo servidor mesmo com rasuras.
A nova norma pretende diminuir o número de acompanhantes nos postos de atendimento. Apenas segurados com deficiência auditiva terão direito de entrar com acompanhante. Nas demais situações, caberá ao servidor responsável pelo atendimento decidir sobre a presença de mais uma pessoa no recinto.
O Artigo 24 da portaria dispensa a exigência de procuração nas entregas simples de documentos nas agências do INSS. No entanto, a procuração (ou algum documento legal que comprove a representação) será pedida caso o representante tiver de se manifestar sobre o cumprimento de alguma exigência.
Nos processos de justificações administrativas, quando o segurado apresenta testemunhas com valor de prova, a agência deverá fornecer um servidor exclusivo para o atendimento. Ao marcar os depoimentos, o funcionário deverá informar se a testemunha depõe por determinação administrativa ou judicial.
Pelo calendário das Eleições 2022, as convenções partidárias podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha das candidatas e candidatos nas convenções, as siglas poderão solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral. A federação de partidos registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições, sendo que, neste caso, as convenções deverão ocorrer de forma unificada, como a de uma única agremiação.
As regras para a escolha e o registro de candidatos estão fixadas na Resolução TSE nº 23.609/2019, com as alterações promovidas pela Resolução TSE nº 23.675/2021, aprovada pelo Plenário da Corte Eleitoral em dezembro do ano passado.
Estão proibidas as coligações de legendas para as eleições proporcionais, ou seja, para os cargos de deputado federal, estadual e distrital. No entanto, continuam válidas para os pleitos majoritários: presidente da República, governador e senador. As coligações terão denominação própria e todas as prerrogativas e obrigações de um partido político no que se refere ao processo eleitoral, funcionando como uma só agremiação.
Além dos casos, o boletim ainda informa que houve 1 (um) óbito em um intervalo de 24h, em Serra de São Bento.
Com esse novo levantamento, o estado soma 523.673 casos confirmados e 8.253 mortes em decorrência da Covid.
A Lei das Eleições proíbe que pretendentes a cargos públicos efetuem pedidos expressos de votos no chamado período de pré-campanha. Nas postagens, eleitores aparecem ao lado da mensagem "Meu voto de federal é para quem tem obra pra mostra" atrelada à imagem do ex-governador, com uso de expressões como "Robinson Deputado Federal" e "Meu pré-federal tem 1000 obras".
Desse conjunto, reforça o procurador regional Eleitoral Rodrigo Telles, "se infere a nítida intenção de solicitar ao público apoio eleitoral nas urnas". O representante do MP Eleitoral destaca que, "apesar de o art. 36-A da Lei nº 9.504/97 ter flexibilizado a pré-campanha após a minirreforma eleitoral (Lei nº 13.165/2015), os atos de pré-campanha para a promoção eleitoral de candidatura são vedados quando haja pedido expresso de votos, que pode ser evidenciado pelo emprego de palavras e expressões que, explicitamente, conclamem o eleitor ao voto em pré-candidatos".
A representação destaca que a propaganda antecipada pode comprometer o equilíbrio entre os possíveis candidatos, uma vez que oficialmente a propaganda só será permitida a partir de 16 de agosto. Além da exclusão das postagens (e da proibição de novas postagens com teor semelhante na pré-campanha), Robinson Faria poderá ter de pagar multa à Justiça Eleitoral.
Oito bairros de Natal ficam sem abastecimento de água após danos causados pela chuva
Foto: Reprodução
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que as fortes chuvas que caíram em Natal durante todo o domingo (3) também interferiram no fornecimento de água. De acordo com a Companhia, são oito bairros da capital potiguar que estão com sem abastecimento, devido aos danos causados pelas chuvas.
Um exemplo ocorreu em Felipe Camarão. A rede de drenagem na rua Mirassol foi rompida, o que causou a formação de uma cratera na BR-226. A via está interditada e o abastecimento de água suspenso.
A Caern prefere não prever o retorno do abastecimento para a região e afirma que está aguardando a conclusão do reparo, que está sendo executado pela Prefeitura do Natal, para restabelecer o funcionamento do sistema.
Já nos bairros Dix-Sept Rosado, Nazaré e Bom Pastor, também na zona Oeste de Natal, um vazamento na rua Miguel Castro foi identificado e também forçou a suspensão do abastecimento para os clientes da região. Nesse caso, a previsão do retorno é de até 72h, prazo que a Companhia prevê como suficiente para a conclusão do reparo e o restabelecimento do fornecimento de água.
Do outro lado da cidade, na zona Leste, mas também por um vazamento, clientes dos bairros de Cidade Alta, Petrópolis, Barro Vermelho e Tirol estão sem abastecimento. O prazo para restabelecimento é de 72h e o que causou a suspensão no fornecimento de água foi um vazamento em uma rua próximo ao viaduto do Baldo.
A Caern não informou quantos clientes foram atingidos com a suspensão do abastecimento.
Inmet emite novo alerta de chuvas para 61 cidades do RN
Foto: Reprodução
As regiões Central, Leste, Agreste e a faixa litorânea da região Oeste estão com alertas de chuvas entre esta terça-feira (5) e a manhã da quarta-feira (6). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o aviso de mau tempo que abrange quatro estados do Nordeste , incluindo 61 cidades do Rio Grande do Norte. As chuvas, no entanto, não devem superar os 50mm por dia.
Pelo alerta do Inmet, apesar da previsão de chuvas em níveis menores das que foram registradas no fim de semana, há riscos de alagamentos e pequenos deslizamentos, principalmente em cidades com áreas de risco e que já tenham sido afetadas em sua estrutura com as chuvas históricas do fim de semana.
Entre a segunda-feira e esta terça-feira, a região Leste do estado teve chuvas próximas aos 50mm em vários municípios, incluindo Parnamirim (47.8mm) e Natal (43.4mm), enquanto Parnamirim e Vila Flor registraram as maiores chuvas, com 53mm. Na região Oeste, Luís Gomes e Venha Ver tiveram chuvas de 47mm, enquanto o Agreste teve precipitações acumuladas acima dos 30mm em Jundiá, Brejinho, Passagem e Nova Cruz.
Natal
Segundo boletim informativo da STTU, a avenida Lima e Silva, entre a avenida Interventor Mário Câmara e rua dos Caicós, permanece interditada devido a pontos de alagamentos intransitáveis. O mesmo problema persiste na Avenida Ayrton Senna, no cruzamento com a avenida das Alagoas e avenida dos Xavantes. Ônibus precisam optar por desvios devido a esses grandes alagamentos.
O prefeito Álvaro Dias visitou alguns pontos da cidade. Um deles foi o bairro Felipe Camarão, um dos mais afetados, tendo uma imensa cratera dividindo a rua Mirassol. Servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social estão realizando cadastro e encaminhando moradores das casas interditadas aos abrigos disponibilizados pela Prefeitura.
Ao todo, 25 residências foram interditadas pela Defesa Civil para que equipes da Secretaria de Infraestrutura realizem o trabalho de proteção das encostas. Quanto à lagoa de captação, 20 equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão atuando no trabalho de recuperação de vias, sistemas de drenagem e monitoramento.
Confira cidades que estão sob alerta de chuvas de acordo com o Inmet:
Alto do Rodrigues
Areia Branca
Arês
Baía Formosa
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Canguaretama
Carnaubais
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Galinhos
Goianinha
Guamaré
Ielmo Marinho
Jandaíra
Januário Cicco
Jardim de Angicos
João Câmara
Jundiá
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Lajes
Macaíba
Macau
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parazinho
Parnamirim
Passagem
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Poço Branco
Porto do Mangue
Pureza
Rio do Fogo
Santa Maria
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
São Pedro
Senador Georgino Avelino
Serrinha
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor
Pílula antirressaca promete reduzir efeitos do álcool em até 70%
Foto: Jarmoluk / Pixabay
Uma pílula com a proposta de prevenir ressacas foi lançada no mercado europeu nessa segunda-feira (4/7). A Myrkl promete quebrar as moléculas do álcool rapidamente, reduzindo os efeitos da bebida no corpo.
O medicamento foi desenvolvido pela empresa farmacêutica De Faire Medical em parceria com o Instituto de Ciência e Saúde Pfützner, da Alemanha. A indicação é que dois comprimidos sejam ingeridos uma hora antes do início dos “trabalhos”.
Os desenvolvedores afirmam que a pílula é capaz de reduzir a concentração de álcool no sangue em 50% já nos primeiros 30 minutos após a ingestão da bebida alcóolica.
De acordo com resultados publicados na revista científica Nutrition and Metabolic Insights, uma hora depois de terem tomado duas doses de vodca, os indivíduos que participaram do estudo já tinham 70% menos álcool no sangue do que o esperado.
Metrópoles
Funcionário dos Correios mata colega após briga por capacete
Foto: Felipe Menezes/Metrópoles
Uma desavença por causa de uma peça de capacete pode ter motivado um homicídio em uma agência dos Correios, em Goiânia. Um homem de 23 anos, funcionário terceirizado da estatal, matou o colega de trabalho com facadas nas costas nessa segunda-feira (4/7).
De acordo com informações da Polícia Civil, os dois tinham uma série de desavenças no trabalho. Na semana passada o autor do crime achou que o colega de trabalho havia pegado uma peça de um capacete. Então, na segunda pela manhã, o homem levou uma faca para o trabalho e desferiu três facadas nas costas do colega.
A vítima chegou a ser socorrida e levada ao Hospital de Urgências de Goiânia, no entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no início da tarde. Já o autor do crime se apresentou na 7ª delegacia de polícia. O rapaz foi preso em flagrante e conduzido para Delegacia de Investigação de Homicídios.
Por meio de nota, a empresa informou que tanto a vítima como o funcionário eram terceirizados. Os Correios lamentaram o ocorrido disseram que vão apurar mais informações sobre o caso.
Metrópoles
Prefeitura de Parnamirim decreta estado de calamidade pública
Foto: Reprodução/Redes sociais
A Prefeitura de Parnamirim decretou nessa segunda-feira, 04, estado de calamidade pública em todo o município em função das fortes chuvas que provocaram transtornos e alagamentos em mais de 100 localidades. O decreto assegura ao município a adoção de medidas excepcionais, necessárias à redução dos impactos registrados no último final de semana.
O acumulado de água registrado pela Emparn até essa segunda foi de 281mm – mais do que a média, de 230mm, prevista para todo o mês de julho no município.
Diversas ruas e avenidas da cidade ficaram alagadas, lagoas transbordara, moradores perderam móveis e amargam prejuízos.
Novo Notícias
VÍDEO: Chuva provoca novo alagamento na Av. Abel Cabral
As chuvas continuam gerando transtorno na Grande Natal. Desta vez, um morador compartilhou um vídeo da Av. Abel Cabral, em Nova Parnamirim, completamente alagada por volta das 4h30 desta terça-feira (5).
“Sem condições de sair de carro. Todo mundo prejudicado novamente, comércio e população”, afirma o homem.
Na segunda (4), a situação se repetiu na avenida, devido o intenso volume de chuva que caiu durante o final de semana. De acordo com o levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as chuvas chegaram a 245mm no acumulado entre o sábado e domingo.
Com maior chuva em 24 anos, Natal entra em calamidade pública
Foto: Ayrton Freire
Com o maior volume de chuvas em 24 anos, Natal teve um fim de semana de ruas alagadas, transbordamento de lagoas de captação, aberturas de buracos e casas interditadas. Foram 235 milímetros na capital nos quatro primeiros dias de julho e 164,5 milímetros apenas no domingo. Os estragos levaram a Prefeitura de Natal a decretar estado de calamidade. Pelo menos 28 residências foram interditadas pela Defesa Civil da capital nos bairros de Felipe Camarão, Ponta Negra, Candelária e Nordeste.
Com a oficialização da situação de calamidade, o município dispensa licitação para compra de materiais e contratação de serviços para recuperação de áreas afetadas. O documento autorizou ainda que agentes de Defesa Civil possam usar bens particulares e entrarem em casas para prestar socorro ou determinar evacuação, em caso de risco iminente.
Na capital, as chuvas registradas foram intensas durante todo o domingo. O volume registrado foi quase o total do esperado para o mês de julho, que tem média histórica de 245mm, a maior precipitação desde 1998. “Outra chuva como essa em Natal, ocorreu 30 de julho de 1998 quando em um só dia choveu 253,2 mm”, comentou Gilmar Bristot, chefe da unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn.
Instagram desmente boato de que revelará quem visitou perfil dos usuários
Foto: REUTERS/Thomas White
O Instagram negou que esteja trabalhando em um recurso que permite ao usuário saber quem visitou o seu perfil. O rumor circulou nas redes sociais nos últimos dias, mas é falso.
“Informamos que os rumores do Instagram mostrar as pessoas que visitaram os perfil na aba ‘Atividade’ não são verdadeiros”, afirmou ao g1 um porta-voz da Meta, controladora da rede social.
O boato começou com uma imagem compartilhada no Twitter que imitava uma tela do Instagram. Ela mostra a tela de notificações do aplicativo, com um trecho indicando as pessoas que teriam visitado o perfil do usuário.
No entanto, o trecho sobre a suposta novidade é resultado de uma edição de imagem. O autor da foto usou uma letra parecida com a do aplicativo do Instagram para escrever a notificação que estaria sendo liberada pela rede social.
g1
Conselho de enfermagem diz que hospital negou acesso ao prontuário médico de Klara Castanho para investigação
Foto: reprodução/Instagram
O hospital em que a atriz Klara Castanho realizou o parto depois de ter sido vítima de um estupro negou informações sobre a realização do procedimento ao Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), que investiga a conduta médica envolvida. O comunicado foi feito pelo conselho nesta 2ª feira (4.jul.2022).
O conselho em São Paulo solicitou ao Hospital Brasil acesso ao prontuário de atendimento da atriz para prosseguir com as investigações. O hospital, no entanto, alegou que seria preciso a autorização prévia da paciente.
Durante o parto, a atriz relatou que uma enfermeira teria dito: “imagina se tal colunista descobre essa história”. O Coren-SP e o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) investigam a possível infração ética da profissional.
Em nota enviada ao Poder360, o hospital afirma que disponibilizou os contatos dos profissionais que atenderam a atriz, mas que “o prontuário, no entanto, é um documento de propriedade da paciente”. A instituição destacou, ainda, que “é preciso ter a autorização expressa dela ou uma ordem judicial para que os dados sejam informados a terceiros”.
O Coren-SP se colocou à disposição da atriz, “caso isso seja de sua vontade“, para orientações sobre os procedimentos de acesso ao prontuário ou de apuração da conduta dos profissionais envolvidos.
RELEMBRE O CASO
Klara Castanho, 21 anos, contou em carta aberta que foi estuprada e que descobriu a gravidez a alguns dias do parto, e que decidiu entregar o bebê para adoção. “Uma tristeza infinita que eu nunca tinha sentido antes”, diz a atriz em seu depoimento. “Minha história se tornar pública não foi um desejo meu”, escreveu.
Ela se manifestou depois que o caso foi publicado com detalhes pelo colunista Léo Dias, no portal Metrópoles, com o título “Estupro, gravidez indesejada e adoção: a verdade sobre Klara Castanho”, em 25 de junho.
A publicação teve repercussão negativa nas redes sociais e, cerca de 3 horas depois, o texto foi tirado do ar. O portal divulgou um pedido de desculpas no dia seguinte.
Poder 360
VÍDEO: Bingo tem confusão após 101 pessoas ganharem juntas prêmio de R$ 1.000 no Ceará
Uma confusão foi registrada em um bingo de cartelas após 101 pessoas ganharem juntas um prêmio de R$ 1.000. O caso aconteceu na noite do sábado (2), em uma praça de Iparana, na cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.
Imagens compartilhadas nas redes sociais por Osmar Saldanha, um dos ganhadores do prêmio, mostraram a correria no momento que a pedra 49 é anunciada. Em seguida, é formada uma fila com todos os premiados, para que cada cartão seja conferido.
“Foi uma correria só. Primeira vez na minha vida que vejo isso acontecer. Nunca ganhei bingo e quando ganho tenho que dividir com 100 pessoas”, disse Saldanha.
Proprietário de uma oficina de motos próximo ao local onde o bingo ocorreu, Osmar comprou três cartelas por R$ 20, para concorrer a R$ 2 mil em dinheiro, divididos em R$ 1 mil para a primeira batida com a cartela cheia, R$ 400 para a segunda batida, R$ 300 na terceira batida e R$ 150 duas quinas.
Comentários
Postar um comentário