LUCRÉCIA NO AR
Jovem usa ferro em brasa para marcar 22 de Bolsonaro na pele
Foto: Reprodução
Em um leilão de gado, um adolescente de 17 anos decidiu “tatuar” o 22 nas costas, número da legenda do presidente Jair Bolsonaro (PL), com ferro em brasa – que é utilizado para marcar bois em fazendas. O caso foi registrado Mirassol D’ Oeste (a 297 km de Cuiabá).
Guilherme Henrique Moreira Santos, que é emancipado, segundo a mãe Layane Moreira, de 36 anos, disse que decidiu fazer a marca por se sentir desafiado pelos amigos que são de esquerda. Em entrevista ao RD News, ela conta que a marca foi feita em 12 de junho, durante um leilão no assentamento Roseli Nunes. O evento, em que o pai do adolescente era coordenador, foi em prol do Hospital do Câncer de Barretos.
“Guilherme estava trabalhando na equipe de manejo do gado. Meu filho tem um grupo de amigos de esquerda e ele se sentiu desafiado. E, como é um menino bem rústico e corajoso, pediu para um menino carimbá-lo. Um não aceitou, mas o outro sim e fez a marca”, detalha à reportagem.
Metrópoles
Secretaria de Saúde confirma primeiro caso suspeito de contaminação da varíola do macaco em Natal
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, através de nota para a imprensa, o primeiro caso suspeito de contaminação pelo vírus Monkeypox (Varíola do Macaco). O paciente é do sexo masculino com histórico de viagem para Espanha, e contato com caso confirmado no mesmo país.
Imediatamente, a SMS Natal adotou todas as providências através Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Natal), realizando contato com o paciente e iniciada investigação epidemiológica e notificação do caso junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do RN – CIEVS/RN e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional – CIEVS/Nacional, bem como, comunicado à Agência Nacional de Vigilância em Saúde – ANVISA para levantamento dos comunicantes do voo.
O paciente já recebeu atendimento médico e realizou coleta de material conforme protocolos vigentes e orientações quanto a necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.
Um em cada três potiguares está com vacina contra covid-19 atrasada; saiba onde se vacinar no fim de semana
Foto: Reprodução
Com mais de três milhões de pessoas (3.180.937) cadastradas na plataforma RN+ Vacina, o Rio Grande do Norte tem, até o momento, pouco mais de um milhão de potiguares (1.014.453) com alguma das doses da vacina contra a covid-19 em atraso. Ou seja, a cada três potiguares, pelo menos um está com a vacinação fora do prazo.
Até esta sexta (24), 2.972.943 de pessoas (93%) tinham tomado a primeira dose (D1) ou a dose única, 2.706.561 (85%) tomaram a segunda (D2), 1.612.021 tomaram a dose de reforço (D3) e apenas 290.678 (9%) tomaram a segunda dose de reforço (D4) da vacina.
A população economicamente ativa entre 18 e 39 anos é, justamente, a que apresenta maior número de atrasos sem a primeira dose de reforço (D3). Para tentar diminuir esse número, serão mantidos pontos de vacinação abertos para imunização contra Covid-19, Influenza e Sarampo, durante o Arraiá da Imunização neste sábado (25). A partir deste dia, a vacina contra a influenza também será aberta para toda a população, a partir dos 6 meses de idade.
Os detalhes sobre documentação, locais e horários de vacinação em Natal estão disponíveis no site: https://vacina.natal.rn.gov.br/
VEJA ONDE SE VACINAR EM NATAL NO FIM DE SEMANA
SÁBADO (25):
Via Direta – 09h às 21h
Nélio Dias – 09h às 16h
Shopping Midway Mall – 10h às 17h
Partage Norte Shopping – 14h às 20h
Arena das Dunas – 17h às 21h
DOMINGO (26) – PONTO ITINERANTE:
Arena das Dunas – 17h às 21h
Saiba Mais
Principal marca de cigarro eletrônico nos EUA é banida do país
Foto: Reprodução
Os produtos da marca de cigarros eletrônicos Juul Labs devem ser retirados do mercado dos Estados Unidos. O órgão público responsável por aprovar alimentos e remédios no país (FDA, na sigla em inglês) anunciou a decisão nesta quinta-feira (23). Para o FDA, a Juul Labs não deu respostas a preocupações de segurança sobre seus produtos.
Esta medida “é um avanço adicional no compromisso da FDA para garantir que todos os produtos de cigarros eletrônicos e sistemas eletrônicos de fornecimento de nicotina que são comercializados produtos cumpram com nossos padrões de saúde pública”, disse o comissário da entidade, Robert Califf, em um comunicado.
A Juul Labs anunciou que vai recorrer da decisão FDA. “Não estamos de acordo com as descobertas e com a decisão da FDA. Continuamos acreditando que fornecemos informações suficientes e dados baseados em pesquisas de alta qualidade para abordar todas as questões levantadas pela agência”, disse em um comunicado o diretor de regulamentação da Juul, Joe Murillo.
Os produtos afetados incluem o dispositivo vaporizador Juul e suas cápsulas, que atualmente são vendidos em sabores de tabaco Virginia e mentol, com concentrações de nicotina de 5% e 3%. Depois de concluir uma revisão de dois anos da aplicação de mercado da empresa, a FDA observou que os dados enviados “não tinham evidências suficientes sobre o perfil toxicológico dos produtos”.
A Juul foi responsabilizada por um aumento no hábito do uso de ‘vaping’ entre os jovens, por sua comercialização de cigarros eletrônicos com sabor de frutas e doces, que parou de vender em 2019. Em janeiro de 2020, a FDA considerou ilegal a venda de cigarros eletrônicos com sabores que no sejam tabaco ou mentol, a menos que o Estado a autorize especificamente.
A agência aprovou alguns produtos relacionados a cigarros eletrônicos de outros fabricantes, como Reynolds American, atual líder de mercado, NJOY e Logic Technology Development. Por sua parte, a Juul argumentou que seus produtos podem proporcionar uma solução aos efeitos nocivos à saúde dos cigarros convencionas.
Os produtos da Juul “existem apenas para que os fumantes adultos façam a transição de cigarros combustíveis”, disse o presidente-executivo, KC Crosthwaite, no site da empresa, acrescentando que está “trabalhando duro” para reconstruir sua reputação após uma “erosão de confiança nos últimos anos”.
VÍDEO: Bandidos explodem cofre de posto de combustível em Tangará
Vídeo: TV Tropical
Pelo menos cinco criminosos fortemente armados explodiram um cofre em um posto de combustíveis às margens da BR-226, no município de Tangará, no Agreste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu por volta de 1h da madrugada desta sexta-feira (24).
De acordo com as informações iniciais, que foram repassadas pela gerência do estabelecimento para a reportagem da TV Tropical, o valor roubado ainda é desconhecido. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro dos criminosos.
Na ação, os bandidos renderam pelo menos dois funcionários e caminhoneiros que estavam no estabelecimento. Em seguida, eles instalaram os explosivos no prédio e no cofre. Após a detonação, o local e o equipamento que guardava o dinheiro ficaram completamente destruídos. A quadrilha pegou o dinheiro e fugiu.
Após a fuga, o cenário no posto foi de caos, com notas espalhadas. O dinheiro que não foi levado ficou manchado pela tinta anti-furto. Uma câmera de segurança ficou destruída no chão, o que pode dificultar as investigações. A parte das bombas de combustíveis não foi afetada pela explosão.
Portal da Tropical
UFRN abre inscrições para concurso de professores; 27 vagas são ofertadas
Foto: Cícero Oliveira
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu nesta quinta-feira (23) as inscrições para concurso público. Ao todo, são ofertadas 27 vagas para os cargos de professores adjuntos e auxiliares. As inscrições são feitas exclusivamente pelo SIGRH, pelo menu Concursos, e estão abertas até o dia 12 de julho. O edital já está disponível.
São 10 vagas destinadas ao Campus Natal nas áreas de: Mecânica dos Sólidos; Teoria da Elasticidade e Dinâmica de Estruturas; Circuitos para Comunicação e Redes Inteligentes; Geologia Econômica; Pediatria Geral; Geriatria/Saúde do Idoso/Internato em Medicina de Família e Comunidade/MAPS; Hematologia; Hematologia Clínica; Direção de arte, animação e prática na criação e na finalização das imagens; Filosofia Moderna; Hipersônica e Matemática; Inteligência Artificial e Ciência de Dados Aplicadas a Negócios.
Nove vagas são destinadas às diversas áreas de Saúde da Escola Multicampi de Ciências Médicas. Duas vagas ofertadas são para o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), para a área de Administração e Gestão de Tecnologia da Informação e de Direito Processual Civil e Direitos Especiais.
Já outras três vagas para a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e mais três vagas para a Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs), nas áreas de Engenharia de Produção e Administração Geral.
O valor da inscrição pode chegar até R$220,00, a depender de cada área. O pagamento deve ser efeituado no local indicado na Guia de Recolhimento da União (GRU), até o dia 15 de julho.
A prova escrita de todas as áreas de conhecimento será aplicada no dia 9 de outubro, às 8h, no município de Natal, com exceção do Departamento de Computação e Tecnologia e do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, ambos do Ceres, e das áreas de Administração e Gestão de Tecnologia da Informação e Hematologia Clínica, que será aplicada às 14h.
Amazon treina Alexa para reproduzir vozes de pessoas mortas
Foto: Divulgação
A Amazon anunciou que está desenvolvendo um novo recurso de voz para a Alexa, a sua assistente virtual. O robô será capaz de imitar a voz de pessoas vivas ou mortas.
A novidade foi divulgada pelo cientista-chefe da Alexa, Rohit Prasad, na conferência re:MARS 2022 da Amazon, na quarta-feira (22.jun.2022). Na demonstração, ele exibiu um vídeo de um menino pedindo para a assistente virtual ler “O Mágico de Oz” na voz de sua avó. O comando foi atendido pela Alexa.
“Embora a IA [inteligência artificial] não possa eliminar a dor da perda, ela pode definitivamente fazer com que as memórias durem”, falou Prasad.
Segundo o cientista, a Alexa aprende a imitar uma voz depois de ouvir uma gravação de menos de 1 minuto.
O funcionário da Amazon disse acreditar que, em breve, a inteligência artificial estará totalmente inserida no dia a dia das pessoas. “Estamos vivendo inquestionavelmente na era de ouro da IA, onde nossos sonhos e ficção científica estão se tornando realidade.”
A Amazon não informou quando o novo recurso será lançado.
Poder360
Guedes diz que governo avalia elevar Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600
Foto: Edu Andrade/Ascom/ME
O governo federal estuda a possibilidade de elevar o valor do Auxílio Brasil dos atuais R$ 400 para R$ 600 até o fim deste ano. Para concretizar o reajuste, o governo abria mão da iniciativa de compensar os estados pela redução da alíquota do ICMS cobrada sobre o diesel e o gás de cozinha. A medida foi confirmada por Paulo Guedes ao site Poder360, porém, o ministro da Economia não deu maiores detalhes sobre o projeto.
O argumento utilizado pelo governo seria de que a guerra na Ucrânia tem trazido prejuízo às famílias mais pobres em razão dos aumentos da energia e no preço dos alimentos.
Outras iniciativas avaliadas pelo governo são dobrar o valor oferecido pelo vale-gás e a criação de um vale para os caminhoneiros no valor de R$ 1 mil para ajudar a compensar os reajustes no preço do diesel. Para isso, seria necessário instituir um estado de emergência para escapar das restrições impostas pelo período eleitoral, que impede a criação de benefícios sociais em ano de eleições.
Gazeta do Povo
Bolsonaro diz ser inadmissível aborto com 7 meses de gestação
Foto: Sérgio Lima/Poder360
O presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou nessa quinta-feira (23.jun.2022) como “inadmissível” a interrupção de gravidez com 7 meses de gestação, em referência a um aborto legal feito na menina de 11 anos que foi estuprada e que havia sido impedida por uma juíza de Santa Catarina de fazer o procedimento.
“Um bebê de 7 meses de gestação, não se discute a forma que ele foi gerado, se está amparada ou não pela lei. É inadmissível falar em tirar a vida desse ser indefeso”, publicou Bolsonaro no Twitter.
O MPF-SC (Ministério Público Federal de Santa Catarina) informou que a menina conseguiu interromper a gestação na quarta-feira (22.jun), depois que a instituição recomendou que o hospital realizasse o procedimento.
Também no Twitter, Bolsonaro anunciou que solicitou apuração do caso ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O presidente disse quer saber se houve “ abusos cometidos pelos envolvidos nesse processo que causou a morte de um bebê saudável com 7 meses de gestação”.
Poder360
SAIBA MAIS: ABORTO: Hospital interrompe gestação de menina de 11 anos em SC após recomendação do MPF
Arrecadação federal atinge o maior valor para o mês de maio em 28 anos
Foto: Pixabay/Pexels
A Secretaria da Receita Federal divulgou, nesta quinta-feira (23/6), que a arrecadação do governo federal com impostos, contribuições e demais receitas atingiu a marca de R$ 165,3 bilhões em maio. É o maior valor registrado para o mês desde o início da série histórica, iniciada em 1995.
Comentários
Postar um comentário